Conferindo Parâmetros Gerais

Sumário

Como uma revisão, o DrakX apresenta um sumário de informações coletadas sobre o seu sistema. Dependendo do hardware instalado na sua máquina, você poderá ter algumas ou todas as entradas seguintes. Cada entrada é feita de itens de hardware a serem configurados seguidos por um breve sumário da configuração atual. Clique no botão Configurar correspondente para fazer mudanças.

  • Fuso Horário: Por padrão, o DrakX deduz o seu fuso horário baseado no país que você escolhe. Você pode clicar no botão Configurar se isso não estiver correto. Veja “Opções de Fuso Horário”.

  • País / Região: confira a seleção atual de país. Se você não está no país selecionado pelo DrakX, clique no botão Configurar e escolha outro. Se o seu país não está na lista mostrada, clique em Outros Países para ver uma lista completa de países.

  • Carregador de inicialização: para modificar sua configuração de carregador de inicialização. Isso deve ser reservado para usuários avançados. Consulte a documentação impressa ou a ajuda interna sobre configuração de carregador de inicialização no Centro de Controle Mandriva Linux.

  • Gerenciamento de Usuários: você pode adicionar outros usuários, por exemplo, para cada um de seus amigos, seu pai, sua irmã, etc. Clique em Configure e, então, entre com um nome de usuário e uma senha como foi feito anteriormente.

    O Linux é um sistema multiusuário seguro. Cada usuário pode ter suas próprias preferências, arquivos e etc. Mas, ao contrário, do administrador do sistema denominado root, o usuário que você criou agora não está autorizado a mudar qualquer coisa exceto seus próprios arquivos e configurações, protegendo o sistema de mudanças maliciosas ou não intencionais que podem o afetar seriamente.

  • Serviços: com esta entrada você pode selecionar quais serviços podem rodar na sua máquina. Se você planeja usar esta máquina como um servidor, é uma boa idéia rever esta configuração.

  • Teclado: Verifique a configuração atual do teclado e modifique se necessário.

  • Mouse: verifique as configurações atuais do mouse e modifique necessário.

  • Placa de som: se uma placa de som for detectada no seu sistema, será mostrada aqui. Se você perceber que a placa de som não é a que está de fato presente no seu sistema, você pode clicar no botão e escolher um driver diferente.

  • Interface gráfica: por padrão, o DrakX configura sua interface gráfica com a resolução que melhor se adequa à sua combinação de placa de vídeo e monitor. Se isso não lhe agradar, ou o DrakX não puder automaticamente configurá-la, (não configurada é mostrado), clique em Configurar para reconfigurar sua interface gráfica. Você pode clicar em Ajuda de dentro do assistente de configuração, para utilizar a ajuda interna completa.

  • Rede: se você deseja configurar a sua Internet ou acesso à rede local, você pode fazê-lo daqui. Consulte a documentação impressa ou use o Centro de Controle Mandriva Linux depois que a instalação terminar para ver a documentação interna de ajuda.

  • Proxies: Permitem que você configure endereços de proxy HTTP e FTP se a máquina em que você está instalando vai acessar a internet através de um servidor proxy.

  • Nível de segurança: essa entrada permite que você redefina o nível de segurança Em geral, a etapa de segurança deve ser altamente configurada se a máquina possui dados cruciais, ou se deve ser exposta na Internet, ou se é acessada por vários usuários. A conseqüência desta etapa geralmente é obtida as custas de sua utilização.

    Se você não sabe o que escolher, então leia as descrições, ou escolha a opção padrão. Você o mudará mais tarde com a ferramenta draksec no Centro de Controle Mandriva Linux. Preencha o campo Administrador de Segurança com o endereço de e-mail da pessoa responsável pela segurança. Mensagens de Segurança relatadas serão enviadas para o endereço informado.

  • Firewall: se você planeja conectar sua máquina com a internet, é uma boa idéia proteger-se de invasões através de um firewall. Consulte o capítulo correspondente do Guia do Usuário para detalhes sobre configurações de firewall.

Opções de Fuso Horário

Essa configuração permite definir o fuso horário no qual você está atualmente. Depois que você escolher a localização mais próxima de você, duas opções a mais para ajuste de tempo serão mostradas.

Data, Hora & Configurações de Fusos Horário

Linux gerencia o tempo em UTC (Coordinate Universal Time) e o traduz para o tempo local de acordo com o fuso horário que você selecionou. Se a máquina também possui outro sistema operacional que não gerencia o horário da mesma forma, é melhor selecionar a opção ajustar relógio do hardware com horário local.

Servidor NTP

Se você marcar a opção Sincronização Automática de Horário, o relógio do sistema será atualizado automaticamente conectando-se a um servidor de tempo na Internet. Para que isso funcione, você deve ter uma conexão funcional com a Internet. Recomendamos que você escolha um servidor localizado perto de você ou a entrada genérica Todos os Servidores que irá selecionar o melhor servidor para você. Essa opção, na verdade, instala um servidor de tempo que poderá ser usado por outras máquinas na sua rede.

Configurando o X, o Servidor Gráfico

O sistema X (X Window System) é o coração da interface gráfica do Linux, no qual todos os ambientes gráficos (KDE, GNOME, AfterStep, WindowMaker, etc.) que são distribuídos com o Mandriva Linux se baseiam.

Placa de vídeo

Se tudo correr bem, o instalador deve detectar e configurar a placa de vídeo instalada no sistema. Se a detecção ou configuração for incorreta, você pode escolher a placa instalada no seu computador a partir de uma lista.

Monitor

Se o instalador falhar ao detectar ou configurar o seu monitor, você pode escolher nesta lista o monitor que está instalado no seu computador.

Resolução

Aqui você pode escolher a resolução e profundidade de cor disponíveis para o seu hardware gráfico. Escolha a que melhor satisfaça a sua necessidade (você poderá mudar isso depois da instalação). Uma amostra da configuração escolhida será mostrada na figura do monitor.

Testar
[Nota] Nota

Esta opção pode não aparecer caso o seu hardware não possibilite testes.

O sistema tentará abrir uma tela gráfica na resolução desejada. Se você ver a mensagem durante o teste e responder Sim, então, o DrakX seguirá para o próximo passo. Se você não ver a mensagem, isso significa que alguma parte da auto-detecção estava incorreta, e o teste irá automaticamente terminar depois de alguns segundos e retornar para o menu. Mude as configurações até você obter uma tela gráfica correta.

Opções
Opções da placa de vídeo

Dependendo das capacidades do seu hardware, você pode escolher ativar ou desabilitar funcionalidades específicas como aceleração 3D ou efeitos visuais especiais (transparência).

Interface Gráfica ao iniciar

Esta opção permite escolher se você deseja que sua máquina inicia no ambiente gráfico após o boot. Obviamente, você pode querer desmarcar esta opção caso a sua máquina seja um servidor, ou se você não obteve sucesso ao configurar o ambiente gráfico.

Selecionando Serviços Disponíveis Durante a Inicialização

Esta janela é utilizada para selecionar quais serviços serão inicializados automaticamente durante a inicialização do sistema: o DrakX lista todos os serviços disponíveis na instalação atual. Verifique cada um dos itens com atenção e desmarque aqueles que você não deseja que sejam executados durante a inicialização.

[Dica] Dica

Ao selecionar um serviço, você poderá ver um pequeno texto explicativo sobre ele. Entretanto, se você não tem certeza se determinado serviço é útil ou não, é mais seguro manter as configuração pré-definidas.

[Atenção] Instalação do Servidor

Neste estágio, tenha muito cuidado se você planeja utilizar a sua máquina como um servidor: você provavelmente não quer iniciar serviços desnecessários. Lembre-se que alguns serviços podem ser perigosos se habilitados em um servidor. De maneira geral, podemos dizer que é aconselhável selecionar apenas os serviços que você realmente necessita.